Página Inicial » Comunicação Visual » Merchandising no ponto de venda

Merchandising no ponto de venda

Merchandising no ponto de venda

Para que um ponto de venda atinja com sucesso o seu objetivo – vender! -, ele precisa ser bem projetado. Tudo deve conspirar para despertar a intenção de compra nos consumidores.

O merchandising no ponto de venda é uma das melhores ferramentas disponíveis. Neste post (http://blog.theled.com.br/comunicacao-visual/acoes-de-merchandising-inovadoras-pelo-mundo/) nós listamos algumas ações de merchandising no ponto de venda muito bem-sucedidas, verdadeiros cases de sucesso.

Mas hoje vamos falar um pouco sobre estratégias e boas práticas em ações de merchandising no pdv. São elas:

· Conheça seus clientes em potencial;

· Crie ações sensoriais de merchandising no ponto de venda;

· Facilite a vida do consumidor;

· Chame a atenção para o que você quer vender;

· Aposte no cross-merchandising no ponto de venda.

Então vem com a gente para saber mais sobre cada uma delas.

Conheça seus clientes em potencial

Uma ação brilhante de merchandising no ponto de venda não vai dar certo se não conversar com o público a que se destina. Então a primeira lição é: saiba com quem você está falando. Quais são os horários, as formas de comprar, os hábitos e os valores do seu cliente em potencial? Entenda a jornada de consumo do seu cliente.

Pesquise e estude esses fatores antes de planejar uma ação merchandising no pdv, para que ela atinja o resultado esperado. Fazer uma degustação de café pela manhã reverterá mais em vendas do que a mesma ação à noite, quando a maioria das pessoas evita a bebida, por exemplo.

Crie ações sensoriais

Aposte nos cinco sentidos do seu cliente e proporcione uma experiência de compra completa e encantadora.

A visão é o sentido mais óbvio: o ponto de venda precisa ser bonito e convidativo, com uma iluminação suave e agradável. O tato pode ser explorado deixando o cliente tocar e sentir os produtos.

Invista numa fragrância própria do ponto de venda para agradar o olfato dos consumidores. Negócios de alimentos, como supermercados, podem oferecer ilhas de degustação para conquistar compradores pelo paladar.

E nada como uma loja com boa música para elevar o estado de espírito dos clientes. Evite sons pesados ou polêmicos e aposte nos clássicos! Este tipo de merchandising no ponto de venda surpreende muito o consumidor.

Aposte no cross-merchandising no ponto de venda

Sabemos que boa parte das compras são feitas por conveniência ou impulso. Por isso, pense estrategicamente na hora de dispor os produtos no ponto de venda.

Um cliente que entra na loja para comprar um tênis de corrida pode não ter planejado levar meias especiais para a prática do esporte, mas, ao encontrá-las ao lado dos tênis, talvez se sinta tentado a levar um par ou dois.

Facilite a vida do consumidor

O ponto de venda precisa facilitar a vida do consumidor. Os preços devem ser visíveis, os vendedores devem ser agradáveis e encontrar os produtos desejados definitivamente não pode ser uma tarefa difícil. Imagine, por exemplo, um supermercado desorganizado e sem sinalização nos corredores. É a chave para o cliente ir embora sem levar todos os produtos que gostaria, e o pior de tudo: frustrado. Um cliente frustrado não volta ao ponto de venda.

Por isso, vale a pena investir em um plano de comunicação visual envolvente e que faça o cliente permanecer no ponto de venda o máximo possível para efetuar suas compras. Painéis de LED são uma alternativa inovadora para a sinalização e comunicação de lojas de ações de merchandising no ponto de venda por exemplo.

Chame a atenção para o que você quer vender

É preciso ter foco. Pense no que você quer vender ou comunicar e invista nesses pontos. Totens, destaques extras, faixas de gôndola, painéis de LED, banners, tudo é válido, desde que esteja convergindo para o mesmo objetivo.

Tenha em mente que informações demais e desencontradas só servem para distrair o cliente e podem até gerar o efeito contrário do pretendido, fazendo-o desistir da compra. Um bom merchandising no ponto de venda, por sua vez, é garantia de aumento nas vendas.

A The LED pode ajudar

Se você quer investir e inovar no merchandising no ponto de venda e na comunicação visual, a TheLED pode te ajudar, a empresa é uma das maiores e mais criativas do setor e oferece a Solução 360 em comunicação visual para seu negócio, começando pelo desenvolvimento do projeto, a instalação de painéis de LED e monitores, garantia e plano de manutenção, criação de conteúdo para as telas e gerenciamento remoto on-line e off-line das comunicações veiculadas.

Venda mais com inovação. Digitalize a comunicação visual de suas lojas e tenha sucesso nas suas ações de merchandising no ponto de venda.

Pin It on Pinterest

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)